FOLHA INFORMATIVA

Nº 8/2018 - MARÇO

Após a aprovação das Voluntary Guidelines for Sustainable Soil Management (na 155ª sessão do Conselho da FAO em 5 de dezembro de 2016), a Parceria Portuguesa para o Solo (PPS) e a Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (SPCS) tomaram a iniciativa de realizar no dia 20 de Novembro de 2017 um Seminário “Gestão Sustentável do Solo em Portugal – Linhas de Orientação”.

O evento reuniu mais de 200 pessoas, tendo sido possível uma ampla discussão focada na identificação de princípios de gestão do solo que minimizem a sua degradação e promovam a sua capacidade funcional para sustentar os múltiplos bens e serviços dos ecossistemas, com destaque para os sistemas de produção agrícola e florestal.

Tradução dos "Voluntary Guidelines for Sustainable Soil Management (VGSSM)" para português

Tendo em conta o acordado, com o secretariado da Parceria Global de Solos da FAO, no sentido de promover uma edição do mesmo na nossa língua, (dado o português não ser língua oficial da FAO), o Painel Técnico Cientifico da PPS, levou a cabo a tradução dos VGSSM para, sobre a designação de Diretrizes Voluntárias para a Gestão Sustentável dos Solos, a qual se encontra finalizada e nesta fase em fase de análise pelos colegas da Republica Federal do Brasil, que através do Ponto focal na Parceria Global de Solos, mostrou interesse em colaborar na iniciativa.

Parecer do Painel técnico Cientifico sobre o Valor Ecológico do Solo

Foi solicitado ao Painel Técnico Cientifico da Parceria Portuguesa para o Solos, um parecer sobre uma proposta de nova classificação do solo de acordo com o “Valor Ecológico do Solo”, que envolveu o significado do conceito e a metodologia subjacente à cartografia daí derivada e apresentada.

Os comentários sobre os documentos referentes ao “Valor Ecológico do Solo podem ser consultados no site da PPS, na área do Painel Técnico Cientifico.

Projecto de Plataforma Nacional de Informação de Solo (DGADR/DRAPNorte)

No exercício das suas funções a DGADR, na qualidade de Autoridade Nacional de Solos detentora da informação sobre a classificação de solos, enfrenta constrangimentos que resultam nomeadamente da dispersão e heterogeneidade do formato atual da informação sobre a distribuição dos solos em Portugal...

Conferência: "A estratégia Portugal 2030 à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável"

O Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS) convidou a Parceria Portuguesa Para o Solo, para participar na Conferência A ESTRATÉGIA PORTUGAL 2030 À LUZ DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, no painel A Estratégia Portugal 2030 à luz de três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) prioritários em Portugal – ODS 9; ODS 13; ODS 14 –a perspetiva da sociedade civil, que terá lugar no Porto, Polo 0 da Federação Académica do Porto, 23 de março, às 14h30m.

VIII Congresso Ibérico das Ciências do Solo - O solo, recurso sustentável para a bioeconomia

DONOSTIA-SAN SEBASTIÁN, 20-22 de junho de 2018  - A organização do VIII CONGRESSO IBÉRICO DAS CIÊNCIAS DO SOLO, CICS 2018, destaca como tema de referência “O solo, recurso sustentável para a bioeconomia”.

Sendo a bioeconomia entendida como a produção sustentável de biomassa e simultaneamente o incremento do seu uso nos diferentes setores económicos e sociais, tem por objetivo mitigar os efeitos das alterações climáticas assim como reduzir o recurso à utilização de matérias-primas fósseis...

Please reload

SÍTIO DA PARCERIA
PUBLICAÇÕES
VÍDEOS
CONTACTOS
DGADR - Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Av. Afonso Costa, 3
1949-002 LISBOA
Tel.: (+351) 218 442 200
Fax.: (+351) 218 442 202
Site: www.dgadr.pt
MEMBROS PARCERIA
Mostrar Mais
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now